top of page

Confira o Relatório OPAJor 2023


O Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor) disponibiliza uma versão simplificada do relatório com dados consolidados sobre as publicações de 2022. Nesta nova versão, foram incluídas também as publicações sobre pesquisa aplicada em jornalismo de 2010 e 2011. No ano passado, a busca havia identificado 129 trabalhos. Nesta nova versão foram identificados 153 publicações, disponibilizadas no repositório da plataforma.



Mais


Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas buscas em revistas científicas da área da comunicação e do jornalismo, mais especificamente nos 84 periódicos listados pela Compós. Também estão sendo considerados artigos publicados em anais de eventos dos congressos da Intercom, Alcar e Compós, nos grupos de trabalho específicos da área de jornalismo, e também nos encontros da SBPJor e ABEJ. Outro espaço de buscas são também os repositórios de teses e dissertações dos 64 programas de pós-graduação em comunicação e em jornalismo.


Sobre o projeto


O projeto “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, visa investigar a relação entre a formação de futuros jornalistas e o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação em Comunicação (TICs), tendo em vista a intensificação do seu uso no cotidiano profissional. O trabalho iniciado em 2022 é realizado por 2 doutores, 3 mestres, 7 estudantes de iniciação científica e 1 graduado. Os pesquisadores estão vinculados ao Centro Universitário Internacional Uninter, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade de Coimbra (Portugal).


38 visualizações
bottom of page