.
Sobre o projeto
O projeto “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, visa investigar a relação entre a formação de futuros jornalistas e o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação em Comunicação (TICs), tendo em vista a intensificação do seu uso no cotidiano profissional.
Considerando o desenvolvimento deste projeto de pesquisa em 2021, quando foram realizados os levantamentos de cursos de graduação em jornalismo no Brasil, em 2022 o projeto iniciou o levantamento bibliográfico das produções de pesquisas aplicadas em jornalismo. A intenção é investigar mais detidamente de que maneira as instituições de educação superior com cursos de formação de jornalistas têm trabalhado com a questão tecnológica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, considerando as demandas atuais do mercado de trabalho. As atividades estão sendo desenvolvidas com apoio de estudantes que participam do Programa de Iniciação Científica da Uninter.
Para o desenvolvimento da pesquisa, o grupo tem realizado um levantamento de produções acadêmicas a respeito do tema. Para tanto, foram realizadas buscas em revistas científicas da área da comunicação e do jornalismo, mais especificamente nos 84 periódicos listados pela Compós. Também estão sendo considerados artigos publicados em anais de eventos dos congressos da Intercom, Alcar e Compós, nos grupos de trabalho específicos da área de jornalismo, e também nos encontros da SBPJor e Abej. Outro espaço de buscas são também os repositórios de teses e dissertações dos 64 programas de pós-graduação em comunicação e em jornalismo.
O objetivo é mapear quais são as produções a respeito do tema, verificando três questões principais. Primeiro, o aspecto quantitativo, procurando verificar o que se produziu a respeito desde 2010. Em segundo lugar, o busca-se uma compreensão sobre como os pesquisadores da área definem a pesquisa aplicada em jornalismo. Por fim, este levantamento permite identificar em quais instituições há projetos de pesquisa aplicada, assegurando um levantamento prévio a partir do qual será possível aprofundar a pesquisa.
O resultado quantitativo deste trabalho é apresentado na plataforma OPAJor, voltado a dar visibilidade para a pesquisa aplicada em jornalismo, estabelecendo pontes entre pesquisadores e atores do mercado jornalístico.