top of page

Pesquisa aplicada em jornalismo apresenta crescimento no Brasil

Atualizado: 18 de fev. de 2023

O volume de trabalhos publicados sobre pesquisa aplicada em jornalismo apresenta um processo de crescimento nos últimos anos no Brasil. Em levantamento realizado pelo grupo de pesquisa "Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo", no ano passado, foram listados 129 trabalhos com um volume maior de publicações a partir de 2015. A média se mantém nos anos seguintes, até chegar ao pico em 2021, quando foram publicados 24 trabalhos.


O levantamento considerou 84 periódicos científicos, 64 programas de Pós-Graduação e 5 eventos acadêmicos da área de Comunicação e de Jornalismo, entre 2011 e 2022.



Como pode ser percebido, as dissertações e artigos em revistas estão entre os tipos de produções mais recorrentes. Os dados apontam um crescimento significativo de trabalhos cujo tema é a pesquisa aplicada no cenário nacional.


O baixo índice de publicações em 2022 se deve ao fato de que boa parte dos dados não está consolidado, seja porque ainda não foram publicados pelas instituições pesquisadas, seja porque ainda não foram coletadas as informações.



Atualizado em 18/02/2023

90 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page