top of page

Pesquisa aplicada em jornalismo corresponde a 0,2% das publicações em periódicos científicos

Atualizado: 18 de fev. de 2023

A partir de um levantamento em 84 revistas científicas da área de Comunicação e Jornalismo do Brasil, verificou-se um total de 48 artigos publicados sobre pesquisa aplicada em jornalismo entre 2011 e 2022. Considerando que cada periódico publica, em média 20 artigos por ano, tem-se um total de 18.500 contribuições no período. Deste modo, as publicações com tema relacionado à pesquisa aplicada em jornalismo correspondem a aproximadamente 0,2% do total de artigos em periódicos.


Dos 48 artigos sobre pesquisa aplicada em jornalismo, 20 estão concentrados em 3 periódicos com boa qualificação. A Revista Observatório, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), publicou 10 artigos no período. Brazilian Journalism Research, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), e a Comunicação & Inovação, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), publicaram mais 5 cada. As duas primeiras revistas estão no estrato A2 do qualis periódicos da Capes e a última no A4, de acordo com o último processo avaliativo (2017-2020).


Revistas científicas brasileiras que mais publicaram pesquisas aplicadas em jornalismo (2011-2022)

Fonte: OPAJor, 2023


Os dados foram extraídos do repositório do Observatório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil. O levantamento é fruto de uma pesquisa acadêmica desenvolvida pelo projeto “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Universitário Internacional Uninter, em Curitiba.


Atualizado em 18/02/2023

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page