top of page

Brasil conta com 48 dissertações e teses sobre pesquisa aplicada em jornalismo nos últimos 11 anos

Atualizado: 18 de fev. de 2023

Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos 64 programas de pós-graduação em Jornalismo e em Comunicação do Brasil somam um total de 39 dissertações e 9 teses sobre pesquisa aplicada em jornalismo entre 2011 e 2022. Destas, apenas 1 pode ser considerada pesquisa bibliográfica, 12 descritivas e 35 experimentais.


Publicações sobre pesquisa aplicada em jornalismo em programas de pós-graduação em Comunicação e em Jornalismo por tipo de pesquisa (2011-2022)

Fonte: OPAJor, 2023


Neste grupo, a pesquisa experimental tem ampla vantagem sobre as demais. Este fato leva em conta que as produções são resultantes de projetos de pesquisa cujo tempo, geralmente é determinado pelo período do curso, um problema sério para o desenvolvimento da pesquisa aplicada no âmbito da pós-graduação.


O experimento tende a durar o tempo de participação do mestrando ou doutorando no programa e é encerrado após a entrega do produto final. Em muitos casos, ainda que o trabalho tenha caráter experimental, não se verifica a incorporação da iniciativa ao ambiente profissional ou, mesmo quando aplicado, não há como se certificar de que houve continuidade no seu uso.


Outra questão também limitadora é que, devido ao tempo e também ao caráter da pesquisa, que não tem uma previsão de continuidade, é possível que as parcerias externas à universidade fiquem bastante restritas, uma vez que o compromisso do pós-graduando com a pesquisa geralmente se encerra ao final do curso.


Os dados foram extraídos do repositório do Observatório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil. O levantamento é fruto de uma pesquisa acadêmica desenvolvida pelo projeto “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Universitário Internacional Uninter, em Curitiba.


Atualizado em 18/02/2023

39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page