Pesquisa mapeia demandas do mercado empresarial do jornalismo
- Jessica Godoy
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Com o foco em conectar pesquisadores de todo o país às necessidades reais do mercado, o Opajor deu início a uma pesquisa com mais de 1.000 empresas jornalísticas para identificar as demandas do setor. O objetivo principal é verificar de que maneira as produções acadêmicas em pesquisa aplicada podem oferecer soluções práticas para o mercado.
O trabalho consiste na elaboração de um survey a ser respondido por pessoas que ocupam cargos de chefia e liderança em empresas em todos os estados da Federação. O levantamento prévio amostral foi baseado no Atlas da Nótícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), que conta com mais de 14 mil veículos cadastrados. A partir da base de dados cadastrada no site do Atlas, foram selecionadas empresas jornalísticas que atendem a critérios quantitativos e qualitativos, garantindo representatividade por estado e por tipo de empresa.
No momento está sendo executada a etapa de cadastro prévio dos respondentes. No início do mês de dezembro a equipe do Opajor disparou mensagens por email e por redes sociais solicitando que sejam indicados os responsáveis pelo preenchimento do questionário completo que será enviado a partir de fevereiro de 2026.




Comentários