top of page

Pesquisa mapeia demandas do mercado empresarial do jornalismo

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Com o foco em conectar pesquisadores de todo o país às necessidades reais do mercado, o Opajor deu início a uma pesquisa com mais de 1.000 empresas jornalísticas para identificar as demandas do setor. O objetivo principal é verificar de que maneira as produções acadêmicas em pesquisa aplicada podem oferecer soluções práticas para o mercado.


O trabalho consiste na elaboração de um survey a ser respondido por pessoas que ocupam cargos de chefia e liderança em empresas em todos os estados da Federação. O levantamento prévio amostral foi baseado no Atlas da Nótícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), que conta com mais de 14 mil veículos cadastrados. A partir da base de dados cadastrada no site do Atlas, foram selecionadas empresas jornalísticas que atendem a critérios quantitativos e qualitativos, garantindo representatividade por estado e por tipo de empresa.


No momento está sendo executada a etapa de cadastro prévio dos respondentes. No início do mês de dezembro a equipe do Opajor disparou mensagens por email e por redes sociais solicitando que sejam indicados os responsáveis pelo preenchimento do questionário completo que será enviado a partir de fevereiro de 2026.



 
 
 

Comentários


Este site é uma aplicação de pesquisa ligada ao Grupo Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Universitário Internacional Uninter.

A reprodução de qualquer conteúdo é permitida para qualquer fim desde que citada a fonte.

@2022 - Criado por Isabella Alvarenga, Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro | @2025 - Versão atualizada por Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro 

 Entre em contato

bottom of page