top of page

OPAJor moderniza site para facilitar interação com dados da plataforma

O site do Observatório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor) está de cara nova. Com um layout mais leve e intuitivo, o portal foi reformulado para proporcionar uma experiência mais leve, intuitiva e acessível a todos os usuários. O redesign do portal foi pensado para aprimorar a navegabilidade e usabilidade, oferecendo um layout responsivo, que se adapta automaticamente aos diferentes dispositivos, desde computadores até celulares. Com isso, os conteúdos são reorganizados para melhor apresentação aos usuários, independentemente do tamanho da tela do aparelho que estiverem usando.


Imagem: Print da tela inicial

Entre as principais funcionalidades visuais do site, destaca-se a seção “Gráficos”, dedicada à visualização e análise dos dados de pesquisas aplicadas em jornalismo, equipada com um dashboard interativo. A partir da ferramenta, pesquisadores e demais interessados em pesquisa aplicada em jornalismo podem cruzar dados, fazer combinações e filtrar informações por ano, tipo de pesquisa, trabalhos, e muito mais.



Além disso, o portal disponibiliza recortes específicos em diversos formatos gráficos, como pizzas, barras e mapas, facilitando a interpretação visual dos dados. Outro diferencial importante é a possibilidade de exportar esses gráficos em formato de imagem, ampliando as opções de uso para apresentações e publicações.


ree

Mais


O OPAJor é uma plataforma que oferece o maior repositório brasileiro de publicações acadêmicas sobre pesquisa aplicada em jornalismo. O ambiente, criado em 2022, é resultado de uma pesquisa experimental. Para saber mais, clique aqui.

 
 
 

Comentários


Este site é uma aplicação de pesquisa ligada ao Grupo Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Universitário Internacional Uninter.

A reprodução de qualquer conteúdo é permitida para qualquer fim desde que citada a fonte.

@2022 - Criado por Isabella Alvarenga, Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro | @2025 - Versão atualizada por Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro 

 Entre em contato

bottom of page