top of page

Conheça o OPAJor, plataforma de publicações de pesquisa aplicada em jornalismo

Atualizado: 18 de fev. de 2023


O Observatório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor) é um site que contém o maior repositório de pesquisas sobre o tema no país. A plataforma oferece um sistema de busca de publicações resultantes de pesquisas desenvolvidas entre 2011 e 2022. As buscas em bases de dados consideraram 84 revistas científicas, 64 programas de pós-graduação e 5 eventos científicos nas áreas de Jornalismo e Comunicação. Foram cadastradas mais de 120 produções, divididas por autoria, ano, localização, instituição e por tipo de pesquisa.


O site oferece ainda a possibilidade de gerar mapas ou gráficos personalizados, facilitando o trabalho de pesquisadores que quiserem acessar os dados. O levantamento é fruto de uma pesquisa acadêmica desenvolvida pelo projeto “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Universitário Internacional Uninter, em Curitiba.


O trabalho é liderado pelos professores Guilherme Carvalho, Alexsandro Ribeiro e Jeferson Ferro e conta ainda com o apoio de 6 discentes de programa de iniciação científica. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2022 e o site estava disponível em versão beta desde setembro do ano passado.


O site oferece ainda uma área para contestação. Leitores podem discordar do processo de classificação, indicar obras não listadas ou solicitar correções. O objetivo é garantir a auditoria pública sobre os dados publicados e a metodologia utilizada.


Além do levantamento bibliográfico, o grupo também vem realizando entrevistas com pesquisadores que atuam com pesquisa aplicada em jornalismo. Os resultados começaram a ser divulgados agora e o projeto deve avançar no desenvolvimento de uma pesquisa aplicada em parceria já firmada com um jornal de Curitiba.


125 visualizações

Commentaires


bottom of page