top of page

OPAJor identifica polos brasileiros de pesquisa experimental em jornalismo

O relatório 2025, divulgado pelo OPAJor, indica a existência de polos regionais de pesquisa experimental no Brasil. De acordo com o levantamento, é perceptível a existência de alguns estados nos quais a produção é mais recorrente e marcada por temáticas específicas de pesquisa. No mapa nacional elaborado pela equipe, quatro estados se destacam, conforme pode ser verificado no gráfico a seguir.


Polos da pesquisa experimental em jornalismo do Brasil

ree

Fonte: OPAJor (2025)


A pesquisa experimental, cujas características são de testagem de produtos com vistas à intervenção no ambiente profissional, é considerado um método de pesquisa aplicada. São comuns nesta categoria o desenvolvimento de aplicativos, manuais, sistemas de automatização de produção, parâmetros e indicadores de qualidade, entre outras possibilidades.


No mapa elaborado pelo OPAJor, é possível perceber que 4 universidades se destacam. São elas a Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Santa Catarina. Todas contam com programa de pós-graduação (mestrados e/ou doutorados) profissionais e acadêmicos. Além disso, este tipo de pesquisa é liderada por pesquisadores que apresentam um volume considerável e recorrente de publicações nos temas listados.



Considerando os dados gerais do relatório, as pesquisas propositivas (experimentais e de desenvolvimento) representam quase 60% dos estudos. Já as pesquisas básicas com temáticas relacionadas à pesquisa aplicada são representadas pelo método descritivo (23%) e bibliográfico (16%).


Métodos utilizados em pesquisa aplicada em Jornalismo no Brasil

ree

Fonte: OPAJor (2025)


Os números demonstram regularidade na produção na metodologia de pesquisa aplicada em jornalismo. Os artigos em revistas científicas continuam predominando, com 89 publicações, seguido das dissertações, com 83 registros, artigos em anais com 54 e teses com 18. No novo relatório também foram contabilizados livros completos (2) e capítulos de livros (2).


O repositório registrou 248 publicações, um aumento expressivo em relação às 208 registradas no relatório anterior. No gráfico da evolução da pesquisa aplicada em Jornalismo (2010 a 2025), a média de publicação mantém-se acima de 15 por ano.


Evolução da pesquisa aplicada em Jornalismo no Brasil

ree

Fonte: OPAJor (2025)

 

 
 
 

Este site é uma aplicação de pesquisa ligada ao Grupo Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Universitário Internacional Uninter.

A reprodução de qualquer conteúdo é permitida para qualquer fim desde que citada a fonte.

@2022 - Criado por Isabella Alvarenga, Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro | @2025 - Versão atualizada por Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro 

 Entre em contato

bottom of page