Disponível o Relatório 2025 do OPAJor
- Guilherme Carvalho
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 minutos

O Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor) publica a terceira edição do relatório com o levantamento das publicações incluindo os dados consolidados de 2024. O repositório da plataforma agora conta com 248 publicações. Na versão atual do relatório foram identificadas 40 novas publicações, sendo 20 referentes a 2024, 6 de 2025, 3 teses, 6 dissertações e outras 6 publicações entre 2014 e 2020, dos anais de congressos da Abraji, contabilizados a partir deste ano.
Além da inclusão desta nova base de dados, outra novidade este ano é a ampliação de indexadores para a contraprova e validação dos dados em duas etapas. Além da busca ativa nos sistemas de repositórios de anais de eventos, revistas científicas e programas de pós-graduação, também foi incluído o Google Acadêmico, o Portal de Periódicos da Capes e a biblioteca do Scielo. Além destes indexadores, também são realizadas buscas no Connected Papers, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca de Teses e Dissertações do IBICT.
Leia também
OPAJor identifica polos brasileiros de pesquisa experimental em jornalismo
UFPB lidera ranking nacional de pesquisa aplicada em Jornalismo, segundo relatório do OPAJOR 2025
Pesquisadores do OPAJor chegam a 23 publicações em eventos e revistas
OPAJor moderniza site para facilitar interação com dados da plataforma
O trabalho, realizado manualmente pela equipe de pesquisadores, analisa os documentos realizando a conferência de títulos, resumos, palavras-chave, capítulos introdutórios e capítulos metodológicos de publicações. O objetivo é identificar pesquisas que possam ser consideradas aplicadas ou que versem sobre a temática. A descrição metodológica pode ser acessada clicando aqui.
A base de dados de consulta é composta pelas seguintes fontes:
Revistas científicas da área da comunicação e do jornalismo, mais especificamente nos 84 periódicos listados pela Compós.
Artigos publicados em anais de eventos dos congressos da Intercom, Alcar e Compós, nos grupos de trabalho específicos da área de Jornalismo, e também nos encontros da SBPJor, ABEJ e Abraji.
Repositórios de teses e dissertações dos 70 programas de pós-graduação em comunicação e em jornalismo.
Os dados estão disponíveis na plataforma OPAJor e podem ser visualizados em Repositório ou em Gráficos. O relatório simplificado em formato PDF pode ser acessado clicando aqui.
Sobre o OPAJor
O OPAJor é ligado ao Grupo Comunicação, Tecnologia e Sociedade. O trabalho iniciado em 2022 é realizado por 3 doutores, 2 mestres, 1 mestrando e 5 pesquisadores de iniciação científica. Os pesquisadores estão vinculados ao Centro Universitário Internacional Uninter, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade de Coimbra (Portugal). No ano passado, os resultados do trabalho renderam ao grupo o Prêmio Adelmo Genro Filho/SBPJor na categoria Pesquisa Aplicada em Jornalismo.