Os dados Relatório 2024 do Observatório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo (OPAJor), apontam que a região sul do Brasil é a que mais publicou na área em 2023. Foram registrados na plataforma 14 trabalhos novos, dos 31 conferidos. Isto representa 45% das pesquisas encontradas no ano. Em segundo lugar vem o nordeste com 39%, seguido do sudeste com 10%, e norte e centro-oeste com 3%.
Fonte: OPAJor(2024)
O Centro Universitário Internacional Uninter por meio do OPAJor, fizeram com que a região sul obtivesse destaque. Dos 14 estudos publicados, 6 foram dessa instituição. Os anais apresentados em congressos foram os maiores achados. 57% das pesquisas registradas foram em eventos, seguidas de publicações em revistas com 36% e teses com 7%. Neste último caso, as produções são da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Fonte: OPAJor(2024)
Levantamento de dados
O levantamento de dados dos trabalhos de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil ocorre anualmente. O objetivo é mapear as produções a respeito do tema, procurando verificar o que se publicou a respeito desde 2010. O trabalho busca uma compreensão sobre como os pesquisadores da área definem a pesquisa aplicada em jornalismo e procura identificar em quais instituições são realizadas. Os pesquisadores do OPAJor estão vinculados ao Centro Universitário Internacional Uninter, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná e Universidade de Coimbra (Portugal).
Yorumlar