top of page
Foto do escritorManu Gueiros

Sul do Brasil lidera publicações sobre pesquisa aplicada em 2023

Os dados Relatório 2024 do Observatório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo (OPAJor), apontam que a região sul do Brasil é a que mais publicou na área em 2023. Foram registrados na plataforma 14 trabalhos novos, dos 31 conferidos. Isto representa 45% das pesquisas encontradas no ano. Em segundo lugar vem o nordeste com 39%, seguido do sudeste com 10%, e norte e centro-oeste com 3%.


Fonte: OPAJor(2024)


O Centro Universitário Internacional Uninter por meio do OPAJor, fizeram com que a região sul obtivesse destaque. Dos 14 estudos publicados, 6 foram dessa instituição. Os anais apresentados em congressos foram os maiores achados. 57% das pesquisas registradas foram em eventos, seguidas de  publicações em revistas com 36% e teses com 7%. Neste último caso, as produções são da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


Fonte: OPAJor(2024)


Levantamento de dados


O levantamento de dados dos trabalhos de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil ocorre anualmente. O objetivo é mapear as produções a respeito do tema, procurando verificar o que se publicou a respeito desde 2010. O trabalho busca uma compreensão sobre como os pesquisadores da área definem a pesquisa aplicada em jornalismo e procura identificar em quais instituições são realizadas. Os pesquisadores do OPAJor estão vinculados ao Centro Universitário Internacional Uninter, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná e Universidade de Coimbra (Portugal).

17 visualizações

Comments


bottom of page