O Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor) disponibiliza o relatório simplificado com dados consolidados sobre as publicações de 2023. O resultado do levantamento que considera artigos em periódicos, em anais, dissertações e teses soma agora 186 publicações sobre pesquisa aplicada, com 38 novos trabalhos.
Mais
Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas buscas em revistas científicas da área da comunicação e do jornalismo, mais especificamente nos 84 periódicos listados pela Compós. Também estão sendo considerados artigos publicados em anais de eventos dos congressos da Intercom, Alcar e Compós, nos grupos de trabalho específicos da área de jornalismo, e também nos encontros da SBPJor e ABEJ. Outro espaço de buscas são também os repositórios de teses e dissertações dos 64 programas de pós-graduação em comunicação e em jornalismo.
Sobre o projeto
O projeto “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, visa investigar a relação entre a formação de futuros jornalistas e o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação em Comunicação (TICs), tendo em vista a intensificação do seu uso no cotidiano profissional. O trabalho iniciado em 2022 é realizado por 2 doutores, 3 mestres, 7 estudantes de iniciação científica e 1 graduado. Os pesquisadores estão vinculados ao Centro Universitário Internacional Uninter, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná e Universidade de Coimbra (Portugal).
Comentários