Pesquisadores do OPAJor chegam a 23 publicações em eventos e revistas
- jessica1natal
- há 3 dias
- 3 min de leitura

O OPAJor soma 23 publicações em revistas e eventos pelo Brasil desde 2022, quando a pesquisa foi iniciada. Este ano os pesquisadores do grupo já publicaram sete artigos: 4 no 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo, 1 no 34º Encontro Anual da Compós, 1 no 18º Encontro de Iniciação Científica (Enfoc) e 1 na Revista Alterjor. A equipe ainda está na expectativa pela participação no 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que ocorrerá em novembro, em Ponta Grossa, com 5 trabalhos aprovados.
Enfoc
Com um trabalho coletivo, o grupo participou do 18º Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (Enfoc), organizado pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), realizado em agosto. O OPAJor participou com o trabalho “A Evolução da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (2010-2024)”, de Guilherme Carvalho, Emanuela Bezerra Gueiros, Alanna Della Possa, Jéssica Sutil, Larissa Pedroso Moreira e Mario Rodrigues Magalhães. O trabalho mostrou o panorama de pesquisa aplicadas no país, com base no repositório reunido e analisado pela equipe do projeto.
Compós
O artigo “Acuracidade da IAG na identificação de fake news: experimento em sistemas em período de eleições municipais no Brasil”, foi apresentado no 34º Encontro Anual da Compós, realizado em junho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O texto é assinado por Guilherme Carvalho e Armando Kolbe Junior.
ENEJor
No 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em abril, a equipe apresentou 4 trabalhos em diferentes sessões. em Curitiba. A equipe ainda recebeu uma menção honrosa, no Grupo de Pesquisa Científica, com o trabalho "Entraves na Pesquisa Aplicada em Jornalismo: Desafios do Financiamento de Projetos nas Universidades Brasileiras", dos autores Alanna Della Possa, Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro. Além do reconhecimento, foram apresentados também os seguintes trabalhos:
● "O Direito Autoral e a Autoridade Jornalística em Reportagens Escritas com Inteligência Artificial" – GT Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo, de Jéssica Natal e Guilherme Carvalho.
● "A Pesquisa Aplicada em Jornalismo na Região Sul: Análise dos Produtos Desenvolvidos nos Últimos 10 Anos" – GT Pesquisa na Graduação, de Jéssica Sutil, Emanuela Gueiros, Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro.
● "Pesquisa de Desenvolvimento como Técnica de Pesquisa Aplicada em Jornalismo" – GT Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino, de Guilherme Carvalho.
SBPJor
No 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e 15º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), o grupo também marcará presença. O evento acontece de 5 a 7 de novembro, em Ponta Grossa, organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). São 4 trabalhos aprovados nesta edição:
“IA Generativa: a ética nas políticas editoriais de 11 jornais brasileiros” - sessão JorTec – Sessão Coordenada: A integridade da informação jornalística diante dos usos e impactos da Inteligência Artificial, de Jéssica Natal
“Os desafios da pesquisa aplicada em Jornalismo: Levantamento quantitativo dos programas de pós-graduação brasileiros” - Sessão Fundamentos Teóricos do Jornalismo (JPJor), de Alanna Della Possa Contador e Guilherme Carvalho.
“A pesquisa aplicada em Jornalismo na região Sul: Um panorama dos últimos 10 anos” - Sessão Jornalismo e Educação (JPJor), de Jessica de Godoy Sutil dos Santos, Guilherme Carvalho, Alexsandro Ribeiro e Larissa Moreira.
“Pesquisa Aplicada em Jornalismo: Uma análise das produções acadêmicas no Nordeste (2020-2024)” - Sessão Jornalismo e Educação (JPJor), de Emanuela Gueiros e Guilherme Carvalho.
Qualidade dos trabalhos apresentados
O coordenador do OPAJor, professor Guilherme Carvalho, ressalta que a qualidade dos trabalhos apresentados pela equipe cresce a cada ano . “Conforme o nosso projeto tem avançado em termos de leitura, de acesso a trabalhos, de produção e de pesquisa, a gente vê também um aprimoramento do trabalho de pesquisa e isso se reflete também nos artigos que estão sendo apresentados em eventos”.
Prêmio Adelmo
O grupo recebeu em 2024 o prêmio Adelmo Genro Filho, na categoria Pesquisa Aplicada, com o trabalho intitulado “OPAJor: plataforma de publicações de pesquisa aplicada em Jornalismo no Brasil”. Reconhecimentos como este, segundo Carvalho, “são evidências da qualidade da pesquisa que tem sido feita neste grupo”.
O pesquisador acrescenta que a maioria dos trabalhos publicados em anais de eventos são produções de alunos da iniciação científica. “Não são apenas trabalhos de pesquisadores já com carreira, é também estudante de iniciação científica fazendo pesquisa, o que mostra a importância de um trabalho como esse que forma pesquisadores”, completa.