top of page

Projeto sobre pesquisa aplicada em Jornalismo é apresentado em Coimbra



A Uninter esteve representada na IV Jornada de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade Coimbra (FLUC). Com o tema “Os Caminhos Cruzados da Comunicação e da Democracia”, o evento foi realizado de forma hibrida nos dias 12 e 13 de junho, com atividades online e presenciais.


Durante a jornada, pesquisadores do projeto de pesquisa “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, do grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, apresentaram resultados dos seus trabalhos. O projeto propõe a investigação da relação entre a formação de estudantes de jornalismo com o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação em Comunicação (TICs).


Um dos trabalhos, de autoria dos professores Alexsandro Teixeira Ribeiro e Guilherme Gonçalves de Carvalho, da Uninter, e do professor João Figueira da Universidade de Coimbra, apresentou a plataforma OPAjor. Trata-se de uma iniciativa inovadora que deu origem a um observatório da pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil, o que contribui para sanar uma lacuna observada pelos pesquisadores quanto ao mapeamento desse tipo de pesquisa. O trabalho é desenvolvido com o apoio da Uninter, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Universidade de Coimbra.


A plataforma oferece um sistema de busca de publicações resultantes de pesquisas desenvolvidas entre 2010 e 2023. As pesquisas em bases de dados consideraram 84 revistas científicas, 64 programas de pós-graduação e cinco eventos científicos nas áreas de Jornalismo e Comunicação. Foram cadastradas mais de 120 produções, divididas por autoria, ano, localização, instituição e por tipo de pesquisa.


O segundo trabalho analisa a evolução da pesquisa aplicada em jornalismo entre 2010 e 2023, com o tema “O panorama da pesquisa aplicada em jornalismo no sul do Brasil”, de autoria dos estudantes Emanuela Bezerra Gueiros, Alanna Della Possa Contador e Mario Rodrigues Magalhães, sob orientação do professor Guilherme.


“O apoio da Uninter no processo de construção do OPAjor foi muito importante. E contribuir com outros pesquisadores é gratificante, isso faz com que o jornalismo se fortaleça”, salienta Alexsandro, que é um dos coordenadores do projeto.


Texto extraído da Central de Notícias Uninter- CNU

Autor: Luiz Garcel - estagiário de jornalismo

Edição: Larissa Drabeski

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page