top of page

Referência em pesquisa aplicada, Marcio Carneiro dos Santos participa de reunião do OPAJor



O pesquisador Marcio Carneio dos Santos, do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participou da reunião do grupo de pesquisa “Tecnologias da comunicação e a formação em Jornalismo”. No encontro online que ocorreu no dia 1º de abril, ele debateu com professores e estudantes questões relacionadas à pesquisa aplicada e inteligência artificial no jornalismo.


Santos pontuou que esse tipo de pesquisa continua sendo um desafio que requer do profissional e pesquisador o entendimento de que a teoria e a prática devem caminhar juntas. Desse modo, os resultados obtidos no âmbito acadêmico podem estabelecer pontes com o mercado, segundo ele.


Os integrantes do grupo consideraram a ocasião uma excelente oportunidade. Segundo o professor Alexsandro Ribeiro, o debate com Marcio Carneiro dos Santos permitiu que outras questões fossem consideradas para os futuros debates da equipe.


Sobre Marcio


O pesquisador também lidera projetos ligados Laboratório de Convergência de Mídia (Labcom) da UFMA. Suas pesquisas vêm se destacando no quesito tecnologia e novas formas de consumir notícias. Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUCSP, Santos apresenta uma vasta experiência em pesquisa aplicada e em outras áreas voltadas ao jornalismo e tecnologia. Ele tem diversos artigos publicamos na área e venceu  prêmios acadêmicos de relevância nacional como o Prêmio Adelmo Genro Filho, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), em 2018 e 2022, na categoria Pesquisa Aplicada, além do  Prêmio Fapema 2011 na categoria Inovação Tecnológica.




20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page