O projeto Lupa NH 2.0 foi o ganhador do prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo na categoria Pesquisa Aplicada em 2023. O projeto, liderado por Tiago Eduardo e orientado por Walter Teixeira Lima Junior, ambos da UNIFESP, tem caráter experimental e visa a formação de uma inteligência social hiperlocal através da criação de um aplicativo para dispositivos móveis.
O aplicativo busca a colaboração na inserção de dados quanto a produção de conteúdo jornalístico com viés cívico/cidadão por moradores, estudantes e frequentadores da região da comunidade de Novo Horizonte, bairro de Macapá/AP. Os colaboradores abastecem as bases de dados locais no app, criando uma base de dados com informações sobre as condições do bairro em diversos assuntos: água, luz, coleta de lixo, asfalto, dentre outros.
O Lupa NH já concluiu a fase de conceito e criação de aplicativo e atualmente se encontra em fase de evolução tecnológica com sua versão 2.0, para que possa receber novas funcionalidades.
Prêmio Adelmo Genro Filho
O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, criado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) em 2004 busca reconhecer os principais trabalhos acadêmicos realizados não só em universidades, mas também em institutos de pesquisas.
Entregue anualmente, o prêmio contava até 2017 com quatro categorias: Iniciação Científica; Mestrado; Doutorado; e Sênior. Em 2018, foi criada a categoria que premia os melhores trabalhos em Pesquisa Aplicada.
Confira os ganhadores na categoria de Pesquisa Aplicada em edições passadas:
2018 - Márcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão);
2019 - Carlos Nascimento Marciano;
2020 - Rita de Cássia Romeiro Paulino, Carlida Emerim, Valci Regina Mousquer Zucoloto,
Flávia Guidotti (Universidade Federal de Santa Catarina) (Menção Honrosa)
#Jorconvergente: teoria e prática aplicada em tecnologia progressive webapps;
2021 - (não houve inscrições na categoria);
2022 - Márcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão)
Jornalismo e big data - Protocolo de Abordagem e suíte de ferramentas de coleta de
dados em grandes volumes para jornalistas e pesquisadores;
Tássia Becker Alexandre (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Linguagem jornalística autóctone para dispositivos móveis (menção honrosa).
Comments