top of page

Pesquisadores do OPAJor são premiados em evento nacional


O trabalho “Pesquisa aplicada e as possibilidades para a formação propositiva em jornalismo”, do grupo de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Formação em Jornalismo, recebeu menção honrosa. O reconhecimento foi concedido no 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado entre os dias 23 a 26 de abril, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia.


O trabalho foi apresentado no Grupo de Pesquisa de Produção Científica, do 19º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, atividade paralela ao Encontro promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo.


“Receber a menção honrosa diante de outros trabalhos de qualidade que foram apresentados é um reconhecimento de que a nosso estudo tem um significado importante para o ensino do jornalismo. Isso é fruto de todo nosso esforço sendo realizado pelo grupo de pesquisa, juntamente com o apoio do Centro Universitário Internacional Uninter para as pesquisas acadêmicas”, declarou o professor Alexsandro Teixeira Ribeiro.


Ele apresentou o trabalho que também é assinado pelos professores Guilherme Carvalho (Uninter/UEPG) e João Figueira (Universidade de Coimbra). O texto propõe uma abordagem epistemológica da pesquisa aplicada e sua relação com o ensino de jornalismo.


"A hipótese é de que o descompasso entre as instituições e o mercado de trabalho, marcado pelo distanciamento entre a universidade e os jornais, não apenas dificulta o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada na área, mas também limita a formação de profissionais voltados à reflexão teórica no fazer jornalístico", diz um trecho.


Mais trabalho


Além deste trabalho, o grupo também contou com outra produção apresentada durante o evento. O texto "Levantamento anual de dados sobre pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil" é assinado por Alanna Della Possa Contador, Emanuela Bezerra Gueiros, Mario Rodrigues Magalhães, Suely Gonçalves e Guilherme Carvalho.



14 visualizações

Commentaires


bottom of page