A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), divulgou a lista dos vencedores da edição 2024 do prêmio Adelmo Genro Filho. O trabalho intitulado “OPAjor: plataforma de publicações de pesquisa aplicada em Jornalismo no Brasil”, pertencente ao grupo de pesquisa “Tecnologias da comunicação e formação em jornalismo”, sob a coordenação do professor doutor Guilherme Carvalho, venceu a categoria pesquisa aplicada.
Para essa edição puderam concorrer os trabalhos apresentados, defendidos ou disponibilizados no ano pleno de 2023 que contribuíram de forma significativa para consolidar o Jornalismo como campo de conhecimento científico no Brasil. A plataforma OPAJor, criada em julho de 2022, tem se destacado por apresentar anualmente o levantamento de dados de produções a respeito do tema, além de disponibilizar também o repositório desses trabalhos e dados que podem ser personalizados em gráfico.
“É uma grande honra receber esse que é o principal prêmio acadêmico nacional em jornalismo. Isso prova que estamos no caminho certo quando se diz respeito à divulgação desse tipo de pesquisa que é indispensável na nossa área”, ressalta Guilherme Carvalho, coordenador do projeto.
SOBRE O PRÊMIO ADELMO GENRO FILHO
O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, foi criado em 2004 e se destina a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. A categoria de pesquisa aplicada foi integrada a essa premiação desde 2018 com o objetivo de incentivar esse tipo de pesquisa no meio jornalístico. A cerimônia de premiação da edição de 2024 ocorrerá em novembro, na cidade de Belém-PA.
Comments