top of page

OPAJor marca presença no 21º Encontro da SBPJor



O 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e o 13º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo debateu “O futuro do jornalismo: crise epistêmica, desinformação, e o protagonismo das mulheres jornalistas”. O evento realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) também comemorou os vinte anos da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Mais de 250 pesquisadores de todo o país participaram do evento que reuniu trabalhos relacionados a jornalismo.


O presidente da SBPJor Samuel Pantoja Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica a escolha do tema: "Olhar o futuro do jornalismo hoje passa por esses três aspectos. A crise epistêmica das instituições, que englobam a ciência, a arte, o jornalismo, a religião, e também o senso comum, a filosofia, tantas quantas formas de conhecimento humano reconhecidas na sociedade que estão colocadas em xeque pelos movimentos negacionistas. Todos esses movimentos que surgiram após a eclosão das plataformas digitais, trouxeram essa "novidade" de negar a ciência, negar o conhecimento. A crise epistêmica se justifica por isso".


Além das apresentações de resultados de pesquisas, o encontro deste ano também garantiu espaço para mini cursos e oficinas. A organizadora local do evento Dione Moura (UnB) exalta o papel da pesquisa para o jornalismo. "À medida que as inovações científicas e tecnológicas impactam na sociedade, aumenta a importância das associações científicas. As transformações no jornalismo hoje, o contexto das consequências da desinformação, tudo isso impacta no papel do jornalismo, portanto, demanda mais atenção das associações científicas que pesquisem o jornalismo, destacando principalmente a importância do SBPJor".


O Centro Universitário Internacional Uninter marcou presença no evento. Estudantes e professores do curso de Jornalismo apresentaram dois trabalhos resultados do Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo, o OPAJor. Alanna Della Possa, Emanuela Gueiros e Mario Magalhães apresentaram na sessão Jovem Pesquisadores. O professor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho também falou da pesquisa na sessão coordenada da rede Jortec.


"O fato da gente ter sido selecionado para participar os trabalhos já é um sinal muito positivo da qualidade da produção científica do nosso grupo de pesquisa. Lá a gente pode contar com contribuições, colaborações de colegas sobre o que estamos produzindo. Ouvimos muitos elogios, também sugestões que vamos tentar agregar no nosso projeto, mas que demonstram a capacidade de produção de pesquisa também da Uninter e do nosso grupo de pesquisa, então eu fico muito satisfeito com o resultado", reforçou.









21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page