OPAJor atualiza classificação dos trabalhos em seu repositório
- OPAJor
- 16 de jun.
- 1 min de leitura

O Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor) atualizou seu repositório online. A principal mudança é a reestruturação das categorias de classificação dos trabalhos. O ajuste cria a categoria "pesquisa de desenvolvimento", além das já existentes bibliográfica, descritiva e experimental.
A definição da nova categoria aparece no artigo "Pesquisa de desenvolvimento como técnica de pesquisa aplicada em jornalismo", de Guilherme Carvalho. Trata-se de um tipo de pesquisa aplicada que busca criar produtos jornalísticos como reportagens. "A pesquisa de desenvolvimento direciona as ações para produção de produtos jornalísticos amparados por princípios teóricos e por métodos específicos que orientam este tipo de trabalho", define o autor.
Inclusões
Além dessa reformulação, o repositório também adicionou 23 novos trabalhos. A atualização decorre da inclusão de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que não estavam disponíveis anteriormente. Agora, o repositório do OPAJor conta com 207 trabalhos catalogados.
Comments